INFILTRAÇÃO DE ÁGUA NAS ESTRUTURAS

Infiltrações de água nas estruturas

 
A infiltração de água nas estruturas refere-se basicamente a permissão de deslocamento da água, gases ou outros fluídos no interior de materiais, fenômeno classificado como permeabilidade. A permeabilidade em estruturas de edificações, seja em concreto armado ou protendido, seja em argamassas ou outros revestimentos, está geralmente associada a falhas de materiais. Essas falhas poderão ocorrer devido a um excesso de porosidade dos materiais, fissuras ou trincas, furos e vazios nas estruturas ou, ainda, outras aberturas existentes no conjunto de união entre elementos da edificação. As infiltrações de gases também agridem o concreto, modificando algumas de suas propriedades.
A infiltração de água e outros fluídos provoca, com o tempo, remoção de componentes dos materiais a base de cimento sendo que a sua consequência é o aumento dos poros da estrutura e decréscimo de durabilidade e resistência dos materiais. Contribuem para a corrosão de armadura, provocam desgastes nos materiais, afetam esteticamente a edificação e podem afetar a saúde do usuário do ambiente.
A água pode atacar o concreto, através da lixiviação/hidrólise de componentes da pasta do cimento endurecido, quando entra em contato com a pasta de cimento, tende a hidrolisar ou dissolver os componentes que contém cálcio. Logo, o ataque da água acarreta as seguintes consequências para o concreto:
Diminuição da durabilidade, já que a lixiviação do hidróxido de cálcio – Ca(OH)2 – torna o concreto mais poroso e mais permeável, e, portanto, mais suscetível à penetração de agentes agressivos;
Razões estéticas, quando o material lixiviado entra em contato com o ar, interage com o CO2 e forma uma crosta esbranquiçada de carbonato de cálcio – CaCO3 – na superfície da estrutura, conhecido como eflorescência, de aparência desagradável.
A infiltração de água associada com o oxigênio poderá potencializar a corrosão de armaduras, comprometendo a segurança da estrutura, e, ainda, descolar e desagregar revestimentos e trechos de concreto, podendo gerar acidentes com pessoas e bens.