Fissuras

Fissuras

Dentre as manifestações patológicas particularmente importante é o problema das fissuras, devido a três aspectos fundamentais: o aviso de um eventual estado perigoso para a estrutura, o comprometimento do desempenho da edificação (estanqueidade de água, durabilidade, isolação acústica) e o desconforto estético causado.
Em todas as construções, nas quais intervém o concreto, aparecem fissuras que podem manifestar-se após anos, semanas ou, inclusive, mesmo após algumas horas.
Em geral, as mesmas causas produzem idênticos tipos de fissuras de tal maneira que, conhecendo-se uma causa, é possível prever o quadro de fissuras que irá surgir, esquematizar o fenômeno e determinar suas possíveis consequências.
As fissuras são provocadas por tensões oriundas de atuação de sobrecargas ou de movimentações de materiais, dos componentes ou da obra como um todo, movimentações provocadas por variações térmicas e de umidade, atuação de sobrecargas ou concentração de tensões, deformabilidade excessiva das estruturas, recalques diferenciados das fundações, retração de produtos à base de ligantes hidráulicos e alterações químicas de materiais de construção.
A norma técnica NBR 6118/2014 apresenta recomendações sobre fissuras em estruturas de concreto.